seta
Dandy de Cidrô tinto e branco

Um conceito que nasce de uma ideia muito simples:
fazer vinhos do Douro – branco e tinto – leves, frescos, suaves, aromáticos e fáceis de beber, bem ao jeito de um Dandy, homem de caráter cativante e encantador.

Vinhos para beber sem formalidades e rodeios, em qualquer ocasião.

seta
tinto
Dandy de Cidrô branco

DANDY DE CIDRÔ BRANCO

DOC DOURO 2021

Maioritariamente produzido com Samarrinho – uma das nossas castas mais emocionantes; Quase em extinção, a Real Companhia Velha foi pioneira e teve um papel preponderante no seu resgate. Encontrámos nesta casta, frescura e tensão, aliadas a delicadeza e a um perfil aromático original. Aos 80% da primeira, somam-se 20% da casta Cerceal.

Download Ficha Técnica
galeria
Dandy de Cidrô branco
Notas de Prova

Um branco de tonalidade amarelo palha, que prima pelo seu perfil aromático muito fresco, com notas de fruta branca e pedra moída, combinando com delicadas notas cítricas. No palato, os sabores vão ao encontro do seu perfil aromático, mostrando-se leve, vibrante e texturado, terminando com uma acidez viva e um final de prova muito longo. 

Harmonização

Marisco, peixe grelhado, vegetais salteados, caril.

Vinificação e Estágio

As uvas são apanhadas à mão e transportadas até a adega em palotes de 150kg. Após passarem por um processo de escolha manual, os cachos são desengaçados e as uvas são prensadas numa prensa pneumática. Após uma decantação de 24h00, segue-se a fermentação alcoólica do mosto, em cubas de inox, a 14-16ºC. O vinho estagia em cubas inox, por um período de 6 meses até ao engarrafamento.

seta
tinto
Dandy de Cidrô Tinto

DANDY DE CIDRÔ TINTO

DOC DOURO 2021

Produzido com três castas autóctones: Tinta Roriz (80%) e Tinta Francisca (12%), nas tintas, e a branca Viosinho (8%), conferindo exotismo e originalidade a este tinto. Optou-se por uma vindima antecipada, em meados de Agosto, a fim de se obter leveza, frescura de fruta e baixo teor alcoólico.

Download Ficha Técnica
galeria
Dandy de Cidrô tinto
Notas de Prova

Chama, de imediato, a atenção, por ser um tinto aberto de cor – granada e pouco densa –, num perfil invulgar. No nariz, salientam-se notas de cereja e framboesa madura, mas também flores brancas complexadas com nuances vegetais, que lhe conferem frescura. Na boca, somos surpreendidos pelo seu perfil vibrante e “divertido”, pela sua estrutura leve e por uma suavidade de boca quase aveludada. Isto, aliado ao baixo teor alcoólico, confere-lhe um cariz de “easy-drinking”.

Harmonização

Carnes brancas, pratos de origem asiática, tal como pato à Pequim, cogumelos e queijos suaves.

Vinificação e Estágio

As uvas são apanhadas à mão e transportadas até a adega em palotes de 150kg. Os cachos são desengaçados e as uvas levemente esmagadas. Segue-se a fermentação alcoólica do mosto, feita em cubas de inox, a 24-26ºC. A prensagem decorre a um terço da fermentação acabar. Assim, o vinho acaba a fermentação, mas sem que esteja em contacto com as películas, o que se traduz em uma extração suave. Os 8% de branco de Viosinho são adicionados ao lote final, contribuindo para suavizar o palato e conferir exotismo e complexidade – volume e amplitude de boca. Um vinho que seduz pela complexidade aliada à pouca concentração. Estágio em balseiros de carvalho francês, durante 8 meses.

seta
Dandy
Dandy de Cidrô
line

O Dandy que vai querer apresentar aos seus amigos 

line2
line2
Real Companhia Velha


© 2023 Real Companhia Velha
- All Rights Reserved
design by RCV · developed by workmove